A cidade de Paulicéia adota o Programa Segunda Sem Carne nas escolas

A cidade de Paulicéia adota o Programa Segunda Sem Carne nas escolas
January 7, 2018 admin

A cidade de Paulicéia, no estado brasileiro de São Paulo, em parceria com a Humane Society Internacional, se juntou ao movimento global Segunda Sem Carne, comprometendo-se a oferecer refeições exclusivamente à base de vegetais em todas as suas escolas públicas um dia por semana. Este programa afetará aproximadamente 120 mil refeições por ano.

A HSI trabalhou com a cidade de Paulicéia na implementação de seu programa Segunda Sem Carne através de oficinas e treinamentos culinários baseados em vegetais para cozinheiros escolares.

O Prefeito Municipal de Paulicéia Ermes da Silva comenta a importância de aderir à campanha: “Estamos felizes em adotar a campanha Segunda Sem Carne com a Humane Society Internacional (HSI). Fornecer refeições baseadas em vegetais às crianças, permitirá futuros adultos mais saudáveis”

Sandra Lopes, gerente de políticas alimentares da HSI no Brasil, declarou: “Estamos felizes em trabalhar com Paulicéia na adoção da Segunda Sem Carne. Além dos inúmeros benefícios para a nossa saúde, comer mais alimentos à base de vegetais também é uma das maneiras mais eficazes de ajudar o meio ambiente, incluindo a redução da utilização de recursos hídricos e a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de reduzir o sofrimento dos animais. Estamos ansiosos para trabalhar com mais distritos escolares em programas similares “.

Milhões de pessoas e milhares de escolas, hospitais e restaurantes no Brasil e em todo o mundo adotaram a Segunda Sem Carne.

Um número crescente de instituições no Brasil, incluindo o Ministério da Saúde e a Escola de Saúde Pública da USP, reconhecem que é necessária uma redução no consumo de carne para ajudar os animais, o meio ambiente e nossa saúde. Em seu “Guia Alimentar para a População Brasileira” de 2014, o Ministério da Saúde recomendou que o consumo de carne fosse limitado para reduzir o risco de óbitos, doenças cardíacas e outras doenças crônicas em pessoas e diminuir o estresse sobre o meio ambiente e os animais. Neste mesmo relatório, o Ministério declarou: “Optar por consumir vários tipos de alimentos à base de vegetais e um consumo limitado de produtos de origem animal indiretamente resulta em um sistema alimentar mais justo e menos estressante (prejudicial) no meio ambiente, animais e biodiversidade em geral”.