#SegundaSemCarne ganha força

#SegundaSemCarne ganha força
January 7, 2018 admin

Segunda Sem Carne é um movimento mundial popular que pede para as pessoas deixarem a carne fora de seus pratos apenas um dia por semana, às segundas-feiras, como forma de ajudar o planeta, a saúde e os animais. Estudos mostram que a produção animal é um dos principais contribuintes para a mudança climática, desmatamento, poluição e uso da água. Além disso, a maioria dos animais criados para alimentação passa seus dias em fazendas industriais onde seu tratamento e condições de vida são em grande parte desumanos. Estudos também mostram que comer alimentos saudáveis à base de vegetais pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas.

 

 

  • De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a agricultura animal é um dos maiores contribuintes para as questões ambientais mais graves, como o aquecimento global, e é um grande consumidor de escassos recursos hídricos. Por exemplo, em termos de proteína, a pegada de água é seis vezes maior para carne bovina e uma vez e meia maior para frango, ovos e leite, do que para leguminosas.
  • Escolher alimentos à base de vegetais ajuda a nossa saúde. Muitas das doenças crônicas que assolam o mundo, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes e hipertensão arterial, podem ser prevenidas, tratadas e, em alguns casos, mesmo revertidas com uma dieta vegetal.
  • Atualmente, o Brasil enfrenta uma nova epidemia de obesidade e sobrepeso, que afeta 60% da população, incluindo crianças. Uma em cada três crianças brasileiras entre as idades de 5 à 9 anos são obesas ou com sobrepeso e enfrentam riscos para a saúde como consequência.
  • A Segunda Sem Carne também reduz o sofrimento animal. Dezenas de milhões de animais na produção de alimentos no Brasil, como galinhas poedeiras e porcas reprodutoras, são intensamente confinados e passam a vida inteira em gaiolas tão pequenas que mal conseguem se mexer.