Projeto histórico de redução de carne lançado na Bahia, Brasil

Projeto histórico de redução de carne lançado na Bahia, Brasil
July 30, 2018 admin

Quatro cidades no Nordeste do Brasil adotam alimentação 100% à base de vegetais nas escolas públicas

BAHIA, Brasil—A Humane Society Internacional no Brasil uniu-se a quatro cidades do nordeste da Bahia, Serrinha, Barroca, Teofilândia e Biritinga, e o Ministério Público da Bahia, para ajustar todas as refeições servidas nas escolas públicas para 100% à base de vegetais até o final de 2019, reduzindo a carne, laticíneos e ovos em 25% por semestre. Isso marca a primeira vez na história que qualquer escola pública tenha se comprometido a ter refeições exclusivamente baseadas em vegetais. A mudança afetará mais de 23 milhões de refeições por ano.

O lançamento do programa, chamado “Escola Sustentável”, aconteceu segunda-feira, 19 de março, e foi seguido de quatro dias de treinamentos culinários baseados em vegetais para as merendeiras das escolas das cidades, liderados pelo Chef André Vieland, da HSI. O Chef André ensinou as cozinheiras a prepararem uma série de receitas econômicas e nutritivas, usando ingredientes locais acessíveis. A missão da Escola Sustentável é melhorar a saúde dos alunos, reduzir a pegada ambiental das cidades (especialmente o consumo de água) e capacitar os agricultores locais que poderão abastecer os distritos escolares com alimentos à base de vegetais.

Leticia Baird, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Meio Ambiente do Estado da Bahia, órgão que elaborou o programa, disse: “Fornecer às nossas escolas públicas refeições baseadas em vegetais ajudará a economizar recursos ambientais, recursos financeiros, permitirá um futuro com adultos saudáveis e construirá um mundo mais justo para os animais”.

Sandra Lopes, gerente de políticas alimentares da HSI no Brasil, afirmou: “Parabenizamos as cidades de Serrinha, Barroca, Teofilândia e Biritinga por se tornarem as primeiras escolas públicas do mundo a se comprometerem com uma alimentação 100% à base de vegetais. É uma honra ter trabalhado com as autoridades da cidade, nutricionistas e cozinheiras das escolas para a adoção e implementação desta iniciativa, estamos entusiasmados em continuar trabalhando juntamente com todos os envolvidos para garantir o sucesso deste programa”.

Um número crescente de instituições no Brasil, incluindo o Ministério da Saúde do Brasil e a Faculdade de Saúde Pública da USP, reconhece que é necessária uma redução no consumo de carne para ajudar o meio ambiente e nossa saúde. Em seu Guia Alimentar Para a População Brasileira de 2014, o Ministério da Saúde do Brasil afirmou: “A opção por vários tipos de alimentos de origem vegetal e pelo limitado consumo de produtos de origem animal implica indiretamente a opção por um sistema alimentar socialmente mais justo e menos estressante para o ambiente físico, para os animais e para a biodiversidade em geral”.